Coordenadores:
Elsa Gomes (UC)
Maria Elisa Preto Gomes (UTAD)
Telmo Bento dos Santos (UL)
Sumário descritivo:
Esta sessão inclui apresentações que se enquadrem nos campos clássicos da cristalografia, mineralogia e petrologia, bem como as suas aplicações em experimentação académica e investigação, tecnologia, indústria, ambiente ou sociedade, interações mineral-fluido, materiais cristalinos e processos biológicos, minerais e coleções museológicas, processos petrogenéticos magmáticos e metamórficos, materiais do sistema solar.
Coordenadores:
Paulo Pereira (UM)
Pedro P. Cunha (UC)
Ricardo Ramalho (UCardiff)
Sumário descritivo:
Esta sessão incide na apresentação e discussão de trabalhos de investigação com enfoque em qualquer das áreas temáticas de Geomorfologia, compreendendo diversificadas escalas temporais e espaciais e abordagens que vão desde a ciência pura e aplicada ao desenvolvimento de novas metodologias na investigação geomorfológica.
Coordenadores:
Octávio Mateus (UNL)
Paulo Legoinha (UNL)
Pedro Callapez (UC)
Sumário descritivo:
Esta sessão contempla trabalhos relacionados com a Paleontologia e o Registo Fóssil, incluindo novas descobertas e desenvolvimentos metodológicos sobre Paleontologia de Vertebrados, Micropaleontologia, Invertebrados fósseis e Paleobotânica. Foca, entre outros, aspetos de natureza taxonómica, tafonómica, biostratigráfica, paleoecológica e paleobiogeográfica, de taxa e de associações bióticas de diferentes idades, unidades estratigráficas e bacias sedimentares, numa perspetiva da Geologia portuguesa e sua história, mas também da Ibéria, dos PALOP´s e de outras áreas geográficas pertinentes para o progresso do conhecimento paleontológico.
Coordenadores:
Aurora Rodrigues (IH)
Maria Conceição Freitas (UL)
Pedro Dinis (UC)
Sumário descritivo:
Esta sessão estará focada nos tópicos de dinâmica sedimentar, atual ou sub-atual, independentemente do contexto geográfico considerado. Numa perspetiva aplicada ou fundamental, a sessão acolherá trabalhos sobre os processos que caracterizam as várias fases do ciclo sedimentar e a forma como estas são afetadas pelas pressões induzidas por fatores ambientais (atuais ou passados) e atividades humanas.
Coordenadores:
Ana Cristina Azerêdo (UL)
Luis Duarte (UC)
Paulo Fernandes (UALG)
Sumário descritivo:
Esta sessão contempla trabalhos relacionados com a expressão sedimentar no registo estratigráfico de bacias sedimentares, suportados na análise estratigráfica multiscala e integrada. São equitativamente valorizadas desde abordagens mais clássicas como a litostratigráfica, biostratigráfica e análises paleoambiental e paleobiogeográfica, às aplicações diferenciadas da geoquímica (inorgânica e orgânica) e aos métodos indiretos de análise geofísica na prospeção de hidrocarbonetos.
Coordenadores:
João Duarte (UL)
Pedro Costa (UC)
Pedro Terrinha (IPMA)
Sumário descritivo:
Esta sessão recebe trabalhos nas vertentes de exploração do fundo marinho, processos geológicos e geomorfológicos marinhos, riscos naturais com origem marinha ou na interface com a atmosfera e área emersa, recursos minerais, disseminação, aplicações pedagógicas e societais destas ciências.
Coordenadores:
Fernando Lopes (UC)
Helena Sant’Ovaia (UP)
Rui Dias (UÉv.)
Sumário descritivo:
Esta sessão tem por objetivo a apresentação de trabalhos sobre tectónica e geologia estrutural, em todas as escalas, espaciais e temporais, de áreas aflorantes e sub-aflorantes, quer de zonas continentais como oceânicas. Os temas a abordar abrangem não só a Terra e os seus processos e estruturas característicos dos diferentes contextos tectónicos, mas, também, as outras superfícies planetárias. A abordagem poderá ser multidisciplinar, envolvendo métodos geológicos, geofísicos e/ou geoquímicos, deteção remota e simulação numérica e/ou analógica.
Coordenadores:
José Azevedo (UC)
Susana Custódio (UL)
Teresa Ferreira (UAç)
Sumário descritivo:
As sociedades atuais, concentradas cada vez mais em centros urbanos e com fortes dependências globais, têm-se tornado progressivamente mais vulneráveis a fenómenos naturais, em particular a sismos e a erupções vulcânicas. Esta sessão foca-se no estudo e interpretação de processos sísmicos e vulcânicos, desde o seu entendimento geodinâmico fundamental, passando pela quantificação e modelação dos respetivos mecanismos físicos, bem como pela avaliação da perigosidade e pela mitigação dos riscos associados. São bem-vindos trabalhos que abordem novas observações, interpretações, modelos, instrumentação ou metodologias de deteção, que melhorem a nossa compreensão dos processos sísmicos e vulcânicos, em particular os que abordem crises recentes.
Coordenadores:
Fernando Pedro Figueiredo (UC)
Luís Matias (UL)
Luís Pinheiro (UAv)
Sumário descritivo:
As últimas décadas têm registado um enorme desenvolvimento nos métodos geofísicos, na sofisticação dos sistemas de aquisição e nas capacidades de processamento e análise de dados. Estes desenvolvimentos têm permitido obter imagens do interior da Terra com um grande detalhe. Nesta sessão desejamos encorajar a apresentação de resultados recentes obtidos em projetos de investigação, encorajando em particular jovens investigadores a apresentarem os seus trabalhos “da superfície ao núcleo da Terra”. A Geofísica tem hoje em dia um papel relevante na transição energética, nos seus vários aspetos, sendo por isso encorajada também a apresentação por parte da indústria e serviços de casos de estudo.
Coordenadores:
Deolinda Flores (UP)
Eduardo Ferreira da Silva (UAv)
Maria Manuela Vinha (UC)
Sumário descritivo:
O objetivo desta sessão é a apresentação de trabalhos de investigação que abarcam tanto a geoquímica dos diversos processos geológicos como as aplicações da Geoquímica aos problemas da sustentabilidade e interações ambiente-homem.
Coordenadores:
Fernando Rocha (UAv)
Mário Gonçalves (FCUL)
João Pratas (UC)
Sumário descritivo:
A transição energética é uma realidade que as sociedades modernas têm de enfrentar e que conduz a uma pressão cada vez maior sobre os recursos minerais que respondem a essa necessidade. Não é só a procura por novos recursos, mas a maior dificuldade em incrementar as reservas conhecidas, encontrando formas cada vez mais sustentáveis para a sua exploração, que representam hoje desafios extraordinários. Esta sessão pretende acolher contributos que abordem estas questões de forma abrangente, tendo em vista a Gestão Integrada e Sustentável dos Georrecursos, com seu aproveitamento integral.
Coordenadores:
Ana Castilho Lopes (UC)
António Chambel (UÉv)
Fernando Pacheco (UTAD)
Sumário descritivo:
O objetivo desta sessão é a apresentação de trabalhos sobre o suporte técnico e científico, assim como os benefícios económicos e ambientais, que os estudos hidrogeológicos trazem à identificação, avaliação e gestão dos recursos hídricos. Os temas abrangem, mas não se limitam, à contribuição da hidrogeologia para a segurança hídrica, sustentabilidade no uso dos recursos hídricos subterrâneos e proteção da sua qualidade, adaptação às alterações climáticas (p.e., técnicas de recarga artificial) e para a resiliência dos ecossistemas dependentes de águas subterrâneas.
Coordenadores:
Alcides Pereira (UC)
Carla Candeias (UAv)
Margarida Antunes (UMinho)
Sumário descritivo:
Esta sessão tem por principal objetivo a apresentação de trabalhos na interface das geociências com diversos aspetos da atividade humana e seus efeitos no ambiente. Pretende-se a aplicação da informação geológica na resolução e/ou prevenção de fenómenos, incluindo riscos geológicos, que contribuam para a degradação ambiental, numa perspetiva do ordenamento do território e da gestão sustentável dos recursos.
Coordenadores:
Ana Paula Silva (UNL)
Filipe Telmo Jeremias (LNEC)
Mário Q. Ferreira (UC)
Sumário descritivo:
Esta sessão pretende divulgar trabalhos de investigação e de aplicação da Geologia aos problemas de engenharia e do ambiente, relevantes para o desenvolvimento sustentável da sociedade, incluindo a prevenção ou mitigação relacionada com os perigos geológicos e contaminação dos terrenos. Os trabalhos podem estar relacionados com um vasto leque de tópicos de que destacamos a caracterização dos materiais geológicos, técnicas de investigação, taludes, hidrogeologia em meio urbano, gestão de riscos geológicos e estudo de sítios de obras de engenharia civil.
Coordenadores:
José António Almeida (UNL
Pedro Pina (UC)
Rui Taborda (UL)
Sumário descritivo:
Esta sessão tem como objetivo apresentar métodos e aplicações de geomatemática, de modelação e de análise de grandes quantidades de dados em geociências, que permitam responder aos desafios da revolução digital em curso. Comunicações sobre amostragem, aquisição, processamento, e análise estatística de dados geológicos, bem como, estimação e simulação de sistemas e processos geológicos, são bem-vindas. São aceites tópicos de natureza multidisciplinar que cruzem várias disciplinas de geologia e de engenharia.
Coordenadores:
David Vaz (UC)
Lídia Quental (LNEG)
Vasco Mantas (UC)
Sumário descritivo:
O objetivo desta sessão é a apresentação e discussão de trabalhos que tenham como base a observação da Terra e de outras superfícies planetárias, com vista à compreensão da sua geologia, geomorfologia, tectónica e processos evolutivos. A sessão será multidisciplinar englobando deteção remota e dados auxiliares, para caracterização e estudos multitemporais, incluindo simulação numérica e outras técnicas de modelação de sistemas terrestres e planetários. A sessão está também aberta à apresentação de novos produtos e serviços assentes em métodos e técnicas emergentes (e.g. AI/ML).
Coordenadores:
José Brilha (UM)
Maria Helena Henriques (UC)
Mário Cachão (UL)
Sumário descritivo:
Esta sessão é dedicada à apresentação de trabalhos centrados na inventariação, avaliação, conservação, valorização e monitorização do património geológico de Portugal e de outros países, nomeadamente dos que integram a CPLP. São também aceites trabalhos focados na geoconservação em Geoparques Mundiais da UNESCO e geoparques aspirantes, em particular quando associados a estratégias promotoras de desenvolvimento sustentável nestes territórios.
Coordenadores:
Filomena Amador (UAb)
Isilda Rodrigues (UTAD)
Joana Torres (UC)
Sumário descritivo:
Nesta sessão incluem-se trabalhos no âmbito da História da Geologia, com particular destaque para a História da Geologia portuguesa e dos países de língua e expressão portuguesa. Em paralelo, destacamos também trabalhos no domínio da Didática da Geologia que abordem as possíveis interações entre Geologia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Pretende-se valorizar os contributos da História da Geologia para o ensino das Ciências da Terra nos diversos níveis de ensino, desde o Básico ao Superior, assim como em contextos de ensino não formal.
Coordenadores:
Maria dos Anjos Ribeiro (UP)
Nuno Alte da Veiga (UC)
Ruben Dias (LNEG)
Sumário descritivo:
Num momento em que se esbate a fronteira entre o que são áreas do conhecimento do domínio da Geologia versus outros ramos do conhecimento, assume maior relevo o facto da cartografia geológica permanecer estritamente característica da actividade do geólogo. Pela sua dimensão transversal na Geologia, o seu poder de síntese da informação e o seu carácter estruturante, que se estende muito para lá do âmbito das Ciências da Terra, a produção de cartografia geológica permanece da maior relevância e actualidade. Esta sessão pretende, desde logo, acolher contributos dentro da cartografia geológica, estando aberta a contributos afins, como sejam, produtos de cartografia temática ou de cartografia geológica apoiada por métodos auxiliares (e.g., métodos geofísicos, de detecção remota).
Coordenadores:
Cristina Veiga Pires (UAl)
Eric Font (UC)
Filipa Naughton (IPMA)
Sumário descritivo:
O objetivo desta sessão é a apresentação de trabalhos sobre a ocorrência (passada ou futura) de mudanças climáticas e de eventos geológicos catastróficos. Os temas abrangem, mas não se limitam, às extinções em massa, eventos de anoxia/acidificação dos oceanos, mudanças climáticas atuais (Antropocénico), aquecimento global, etc… A abordagem poderá ser multidisciplinar, envolvendo métodos geológicos, geofísicos e/ou geoquímicos e simulação numérica e/ou analógica.
ID404 – Entendendo as perdas por cheias usando banco de dados local em Moçambique de 1926 á 2021 | Nganhane et al.
ID325 – Major hydroclimate changes during key glacial periods and their terminations in southwestern Europe | Naughton et al.
ID132 – Magnetismo de espeleotemas: registos do campo magnético terrestre e do clima | Font et al.
ID269 – Reconstrução da produção primária marinha exportada ao longo da coluna de água: o projeto IRMAPEx | Matos et al.
ID170 – Magnetic and Mercury fingerprint of burnt soils from Portugal | Melo et al.
ID171 – Stable isotopes and Rock Magnetism of stalagmites from the Gruta da Cerâmica, Portugal | Brás et al.
ID288 – An update of the Atauro Island Geological Map, Timor-Leste | Santos et al.
ID271 – Cartografia do sinclinal de Buçaco-Penedos de Góis | Sequeira & Medina
ID186 – The Lithostratigraphy and Structural Setting of the Banda Terrane and Gondwana Megasequence on the Northeast of Oecusse Enclave, Timor-Leste | Vicente et al.
ID156 – Reinterpretação e homogeneização da cartografia geológica da região de Montalegre-Tourém | Freitas et al.
ID46 – Contributo do acompanhamento das grandes obras de engenharia para a cartografia geológica – Caso de estudo do Corredor Internacional Sul | Morais et al.
ID316 – “Diamonds are forever”: O Museu Regional do Dundo e o papel da Geologia da Lunda no renascer de uma instituição histórica de Angola | Tshibango-André et al.
ID103 – Os Geocientistas e a Comunicação de Geociências em Portugal | Rodrigues et al.
ID51 – Bem-estar e morte: temas chave para a promoção da Geodiversidade | Lima & Pereira
ID205 – Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo e rochas metamórficas nos Exames Finais Nacionais de Biologia e Geologia | Marques et al.
ID396 – (RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° ano | Marques et al.
ID345 – Educação, Ciência e Património Natural de Torres Novas | Batista et al.
ID273 – Censos Geológicos: uma imagem mais nítida da comunidade geológica portuguesa | Nóbrega
ID322 – Uma janela educativa para o Oceano Jurássico – O Planalto do Escarpão | Oliveira et al.
ID315 – Geologia Urbana: outra forma de olhar para as cidades. O exemplo da Avenida dos Aliados (Porto) | Sousa & Noronha
ID306 – Diversificação de competências no desenvolvimento humano através da introdução de Ciência Cidadã na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – a App AGEO e os riscos naturais | Ramalho et al.
ID62 – Ensinar geociências numa perspetiva de Desenvolvimento Sustentável ao longo do Ensino Básico | João et al.
ID87 – Registo Instrumental dos efeitos físicos do Evento de Tunguska no Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra | Lopes et al.
ID29 – Património Geológico de Castelo Branco: inventário e valorização no contexto do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO | Neto de Carvalho et al.
ID90 – Valorização do património através do Geocaching: o caso de Ançã | Garcia et al.
ID133 – Locais de interesse geomorfológico dos domínios setentrionais da Zona de Ossa Morena em Portugal: caracterizar para valorizar | Pereira et al.
ID95 – Women representation in UNESCO Global Geoparks of Portugal | Henriques & Garcia
ID216 – Geossítios portugueses na lista dos Primeiros 100 Sítios de Património Geológico da IUGS | Pereira et al.
ID193 – Espaço Geológico e Geomorfológico Virtual associado à Paisagem Cultural de Sintra (UNESCO) | Kullberg et al.
ID223 – Contribuição dos municípios para a promoção da geodiversidade: o exemplo da iniciativa Geovaldevez | Brilha et al.
ID245 – Classificação da Brecha da Arrábida como Hertitage Stone pela International Union of Geological Sciences (IUGS) | Kullberg et al.
ID298 – Litoteca do LNEG Aljustrel, um espólio científico fundamental para a investigação da Faixa Piritosa Ibérica e da Zona de Ossa-Morena | Matos et al.
ID297 – Geodiversidade no troço médio do rio Guadiana, argumentos para um futuro Geoparque no território de Mértola, Serpa, Moura e Barrancos | Matos et al.
ID340 – Mais que turismo de sol e praia: o geoturismo no Litoral Sul de Pernambuco (Brasil) | Sá et al.
ID368 – Valorização do património geológico nos Passadiços do Paiva (Arouca Geoparque Mundial da UNESCO) | Rocha et al.
ID353 – O Museu Regional do Dundo e a sua envolvente geológica na Província da Lunda Norte | Tshibango-André et al.
ID239 – Deteção de anomalias mineralógicas nas planícies vulcânicas da Lua | Rodrigues et al.
ID236 – Avaliação de potencial paleolinha de costa em Tempe Terra (Marte) | Cardoso et al.
ID210 – Utilização de imagens de alta resolução para classificação de rocha ornamental carbonatada | Pereira et al.
ID348 – Condicionantes geológicas e geotécnicas do projeto do elevador das Escadas Monumentais, Coimbra | Quinta Ferreira et al.
ID279 – Estudo geológico-geotécnico para a requalificação do miradouro do Zebro, em Oleiros | Quinta Ferreira
ID318 – Análise de estabilidade de um talude da pedreira Moleanos Nº3 | Caetano et al.
ID292 – Caracterização geotécnica para a Construção da Unidade de Saúde em Amor, Leiria | Oliveira et al.
ID290 – Investigação Geotécnica da Quinta Ciência Viva do Sal, Armazém de Sal, Pedarium, Banho de Lamas e acessos | Henriques et al.
ID40 – Estabilização de taludes de escavação entre o km 0+000 e o km 2+000 da EN337 no Concelho de Vouzela | Paulino et al.
ID419 – Caracterização composicional de sedimentos urbanos de Vila Real: implicações ambientais | Reis et al.
ID253 – Adsorção do arsênio dissolvido em águas de drenagens ácidas mineiras por um óxido-hidróxido de ferro (ferrihidrita) | Silva et al.
ID247 – Influência dos rejeitos de uma mina de sulfuretos na qualidade da água de drenagem, 60 anos após o seu abandono. Caso de estudo no SW de Portugal. | Araújo et al.
ID244 – Avaliação ambiental da porção mineira da bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha | Vicq et al.
ID243 – Observação do nível de contaminação nos sedimentos de Canal Caveira (Grândola): Um caso crítico de Drenagem Ácida de Mina | da Silva et al.
ID352 – Comparação sazonal das características fisico-químicas da poeira de estrada numa área urbana | Pereira et al.
ID196 – Separação de resíduos de cobre e plástico por processos gravíticos e flutuação por espumas | Pita
ID231 – Índices Multi-elementares como abordagem para avaliação da Qualidade dos Sedimentos Fluviais do Quadrilátero Ferrífero, Brasil | Vicq et al.
ID229 – O Chumbo na Província Mineira do Quadrilátero Ferrífero, Brasil: mapeamento Geoquímico e valores de Referência | Ferreira da Costa et al.
ID163 – Water resources management in mining area – a case study on Xikrin-Cateté Indigenous Land (Amazonia, Brazil) | Antunes et al.
ID134 – Spatial variation of groundwater vulnerability to nitrate pollution in semi-arid area | Abdelkarim
ID125 – Investigating the hydrothermal activity at Fogo volcano (Cape Verde) using geochemical analysis of soil samples | Candeias et al.
ID232 – Potential accumulation of strategic elements in mining dams – from remining to rehabilitation | Gomes et al.
ID115 – Avaliação da segurança radiológica nas atividades de extração de depósitos minerais (minas) e massas minerais (pedreiras) | Trindade e Malta
ID45 – Variabilidade anual do gás radão no ar interior de espaços públicos. | Guerra et al.
ID137 -Assessment of groundwater vulnerability of fractured aquifers from arid regions | Abdelkarim et al.
ID106 – Escoamento de base em cursos de água nos Açores (Portugal): implicações para o cálculo das disponibilidades hídricas subterrâneas | Virgílio Cruz et al.
ID105 – Salinização da água subterrânea nas ilhas Graciosa e do Pico (Açores, Portugal): cartografia de vulnerabilidade | Virgílio Cruz et al.
ID76 – The influence of rural fires in surface water quality | Sequeira et al.
ID202 – Proposta de delimitação dos perímetros de proteção na área termal de Caldelas (Amares, Norte de Portugal) | Antunes & Mendes
ID433 – Organic petrography applied to the study of thermal maturation of black shales and implications to Cu mineralization in Ossa Morena Zone | Laranjeira et al.
ID382 – Estudo preliminar de areias da costa da Guiné (Conacri)| Soares et al.
ID356 – Caracterização mineralógica do minério do Jazigo de Ferro de Cabeço de Mua (Moncorvo) | Vianez et al.
ID355 – Caracterização mineralógica do jazigo de ferro de Vila Cova (Marão) | Dias et al.
ID343 – Evolução de fluidos registada num cristal de quartzo do pegmatito da Venturinha (Penalva do Castelo): um pequeno complemento ao trabalho de Correia Neves | Rodrigues et al.
ID310 – Concessões Mineiras Históricas de Portugal (1836-1962); análise espácio-temporal | Batista et al.
ID300 – Evolução composicional dos fluidos associados às mineralizações de Li-Sn da mina Pedra Alta (Argemela) | Yakovenko et al.
ID287 – Evolução e tendências do mercado de caulino em Portugal | Lisboa e Carvalho
ID275 – Wolframite chemical composition as an indicator of different depositional mechanisms for the W-mineralization within the Santa Helena Breccia (Borralha) | Lima et al.
ID272 – Petrografia aplicada à reciclagem de baterias de lítio gastas: será que podemos separar tudo?- Northern Portugal | Valentim et al.
ID258 – Evaluation of pXRF as an exploration tool in soil analysis to detect antimony mineralizations: Case of study in Ribeiro da Serra and Tapada – Northern Portugal | Carvalho et al.
ID197 – Alluvial Sn and W minerals mapping for mineral resources exploration and research in Segura mining region (Portugal) | Salgueiro et al.
ID187 – Development of Sustainable Materials for Water Splitting | Ferreira et al.
ID108 – Avaliação do Potencial de Exploração dos Recursos Hidrominerais e Geotérmicos e da sua Utilização para Temperaturas Superiores a 25ºC | Madureira et al.
ID101 – Prospeção de matérias-primas (críticas) de origem ortomagmática na EU: projeto SEMACRET | Jesus et al.
ID266 – Petrografia aplicada à reciclagem de baterias de lítio gastas: avaliação da remoção do ligante depois de pirolisado | Valentim et al.
ID209 – Primeira evidência de magmatismo félsico Cadomiano no Domínio Évora-Aracena, Zona de Ossa-Morena, SW do Maciço Ibérico | Cachapuz et al.
ID299 – Fluid evolution in tin and tungsten deposits associated with Laza-Rebordelo-Murçós shear zone – Preliminary Results | Costa e Silva et al.
ID224 – O magmatismo mais antigo da Faixa Piritosa Ibérica: dados geocronológicos U-Pb da Jazida do Salgadinho, Cercal | Feitoza et al.
ID200 – Assinatura geoquímica e proveniência dos paragnaisses silimaníticos do “Complexo Metamórfico da Foz do Douro” (Terreno Finisterra) | Sousa et al.
ID249 – Datação LA-ICP-MS de U-Pb em zircão do Granodiorito de Arouca: problemáticas e implicações geodinâmicas | Cotrim et al.
ID317 – The Tabuaço quarry granite. An example of a rare elements-rich granite | V. Ramos et al.
ID254 – Rare earth elements fractionation in leptosol and fluvisol in an arid region– anthropic impact | Silva e Carvalho
ID294 – Caraterização geoquímica dos resíduos de carvão afetados por combustão nas escombreiras da mina do Fojo – complexo mineiro do Pejão, Norte de Portugal | Santos et al.
ID256 – The Identification of Chromite Mineralization through the Application of Univariate and Multivariate Statistical Analysis of Stream Sediments Geochemistry in Maquelab, Oecusse, Timor-Leste | Vicente et al.
ID255 – Rede Iberoamericana de Investigadores Forenses – RIIF | Guedes et al.
ID225 – Valores de fundo natural geoquímico de solos do Parque Natural da Serra da Estrela (Setor de Manteigas-Torre) | Martins et al.
ID332 – The role of Geochemistry in provenance studies – an example using modern personal adornment objects found in Angola | Costa et al.
ID321 – Geoquímica de sedimentos de corrente no anticlinal de Valongo, norte de Portugal: arsénio como proxy para delinear novos alvos de exploração | Carvalho et al.
ID211 – Modificações geoquímicas num cambissolo cálcico devido ao impacto de uma antiga indústria de fundição (Coimbra, centro de Portugal) | Porto Gouveia et al.
ID420 – Prospecção Geofísica aplicada à caracterização hidrogeológica e geotécnica da massa de água mineral das Corgas do Buçaco – Penacova | Almeida Rocha et al.
ID246 – Estrutura Sísmica 3D e evolução da crosta Sul continental de Portugal (resultados preliminares) | Cavacundo et al.
ID198 – Fluxo de calor em Portugal-Resultados após 40 anos de trabalho | Alves Duque
ID177 – Anomalias gravimétricas na região Centro de Portugal: detecção de estruturas geológicas e estimativa da profundidade do corpo-fonte | Machadinho et al.
ID431 – A deteção sísmica no contexto da monitorização multiparamétrica dos sistemas vulcânicos ativos dos Açores | Silva et al.
ID430 – Avaliação do perigo de queda de cinzas para um cenário de erupção Sub-Pliniana no vulcão do Fogo (São Miguel, Açores)| Aguiar et al.
ID429 – A utilização de infrassons na monitorização sismovulcânica. Estado da arte no arquipélago dos Açores | Wallenstein et al.
ID428 – Vigilância vulcanológica, avaliação de riscos e difusão de informação no arquipélago dos Açores| Carmo et al.
ID427 – Monitorização hidrogeoquímica de vulcões ativos na ilha de São Miguel (Açores, Portugal): previsão utilizando modelos de Box-Jenkin| Cruz et al.
ID425 – Rede permanente de monitorização de gases vulcânicos do arquipélago dos Açores | Viveiros et al.
ID262 – A crise sísmica de São Jorge de 2022: resultados preliminares de uma densa rede sísmica | Dias et al.
ID307 -Determining Late Cretaceous intra-plate magmatic emplacement models and plate motion of the West Iberian Margin | Araújo et al.
ID128 – Detrital zircon geochronology of the Lower Karoo Group in the N’Condédzi Basin, Mozambique | Fernandes et al.
ID195 – Caracterização preliminar da deformação dos ortognaisses alcalinos e hiperalcalinos da Faixa Blastomilonítica (Zona de Ossa-Morena) | Roseiro et al.
ID235 -Feeding zones and emplacement constraints of the Castelo Branco pluton: gravimetric modelling contribution | Cruz et al.
ID405 – Intraorogenic Variscan strutures; gravity induced extension or syntectonic stretching processes| Ribeiro et al.
ID388 – High-resolution X-ray CT-scans on offshore tsunami deposits | Costa et al.
ID263 – Holocene offshore tsunami sedimentary signatures in the NE Atlantic | Costa et al.
ID215 – Montes submarinos Leão, Josephine e Unicórnio da Crista Madeira-Tore: morfologia, controlo tectónico e ocorrências minerais de crostas de Fe e Mn | Terrinha et al.
ID152 – Modelação numérica do tsunami de 1755 em duas zonas costeiras do Algarve | Henriques et al.
ID120 – Inundação tsunamigénica e extensão deposicional na Boca do Rio e Salgados (Algarve) | Caetano et al.
ID79 – Submarine mass-movements offshore Portugal in the scope of the new EuroMediterranean Submarine landSlide (EMSS) database | Gamboa et al.
ID72 – Assinatura microtextural em grãos de quartzo e em foraminíferos de depósitos de tsunamis da plataforma sul portuguesa | Yhasnar et al.
ID406 – Aspetos microfaciológicos da Formação da Leba, Proterozoico (Sudoeste de Angola) | Duarte et al.
ID411 – Caracterização mineralógica por DRX de materiais silto-argilosos das formações de Chela e Lucula (Cretácico Inferior da Bacia do Baixo Congo, Angola) | Constantino et al.
ID174 – A Estratigrafia da Bacia Carbonífera do Douro (setor do Pejão) revisitada: um contributo para o seu conhecimento geoquímico | Costa et al.
ID37 – A importância da Formação de Coimbra no contexto dos sistemas petrolíferos da Bacia Lusitânica | Sousa et al.
ID54 – Análise de heterogeneidade em rochas carbonatadas a diferentes escalas de observação, em casos de estudo de afloramento (Jurássico Médio, Portugal) e de subsuperfície (Cretácico Inferior, E.A.U.) | Barata et al.
ID66 – Evolução das fácies do Formação de Morrison do Jurássico Superior no centro-norte do Wyoming (Bacia de Bighorn) | Sequero et al.
ID415 – Caracterização das «fácies» maastricht e kunrade do Maastrichtiano superior e Daniano do Limburgo do Sul, Países Baixos | Pimenta et al.
ID208 – Padrões de distribuição sedimentar na costa sudeste portuguesa | Nave e Rebelo
ID154 – A cobertura sedimentar da plataforma continental do barlavento algarvio: análise sismo-estratigrafia e evolução recente | Vinhas e Rodrigues
ID96 – Contribuição de geoindicadores costeiros para a percepção pública do potencial geoturístico de nove praias do sudoeste alentejano| Duarte & Costa
ID412 – Associações de minerais pesados em depósitos atuais do litoral de Nampula (Moçambique) | Caetano & Dinis
ID34 – Controle litológico sobre índices de meteorização química. Um caso de estudo com sedimentos atuais do SW de Angola | Cruz et al.
ID357 – Novas espécies fósseis e a paleodiversidade de Portugal: uma análise preliminar da Portuguese Fossil Database | Silva et al.
ID60 – Early and Middle Jurassic palynostratigraphy of the Lusitanian Basin in a proto-Atlantic context | Correia et al.
ID302 -New occurrence of late Kimmeridgian charophytes from the vertebrate beds of Valmitão (Lourinhã region, Lusitanian Basin, Portugal)| Pereira et al.
ID61 – Lower Cretaceous palynology and palaeoenvironments of Algarve Basin: the Arrifes section | Mendes et al.
ID77 – The first occurrence of Echinochara lazarii (Charophyta) in Portugal and its biogeographic significance | Pérez-Cano et al.
ID70 – Primeiro registo de âmbar em floras do Cretácico Inferior de Portugal| Mendes et al.
ID27 – Palinologia no Cretácico Inferior de Catefica (Torres Vedras) – estado de conhecimentos | Mendes et al.
ID394 – Foraminíferos miocénicos de Porto Santo (Madeira, Portugal) | Santos et al.
ID389 – Cenomanian-Turonian (Upper Cretaceous) Pectinida (Mollusca, Bivalvia) of Salmanha (Figueira da Foz, Portugal): a didactic resource to the teaching of Earth and Life History| Ozkaya de Juanas et al.
ID314 – A fauna de invertebrados “sub-fósseis” do sítio Islâmico de Ponta do Castelo (sécs. XII-XIII, Carrapateira, SO Portugal): revelações sobre a exploração e o consumo de recursos marinhos numa região costeira quase intocada pelo Homem | Callapez et al.
ID160 – Primeiro registo de trilobites no Silúrico de Portugal | Pereira et al.
ID182 – First report of Obaichthys africanus Grande, 2010, from the Cenomanian of Baixo Mondego (Upper Cretaceous, Coimbra, Portugal) | Pimentel et al.
ID351 – Sauropod fossil record from the upper Barremian Arcillas de Morella Formation (Maestrat Basin, Spain) | Mocho et al.
ID418 – Revisiting the classical small mammal assemblage from the Eocene site of Silveirinha: a fresh look at old collections | Crespo et al.
ID116 – Novas pegadas de dinossauros do Jurássico Médio de Portugal | Figueiredo et al.
ID250 – Theropod footprints in the Lower Cretaceous of the Algarve Basin (Porto de Mós, Lagos), Portugal | Santos et al.
ID189 – The first record of termite coprolites (Blattodea: Isoptera) from the Lower Cretaceous of the Algarve Basin (Southern Portugal) | Pereira et al.
ID334 – Casulos de vespas provenientes de paleossolos nos Calcários da Senhora das Necessidades (Oligocénico da Península de Setúbal) | Neto de Carvalho et al.
P164
ID159 – Primeiros dados paleontológicos do Carbónico de Águeda (Aveiro, Portugal) | Pereira e Correia
ID370 – Análise geomorfológica da área de Castro de Laboreiro (PNPG) com dados LIDAR | Costa et al.
ID374 – Conhecimento da evolução da Arriba Fóssil da Costa de Caparica para o estabelecimento de modelo de monitorização | Kullberg et al.
ID86 – Unidades morfosedimentares do baixo curso do rio Piranhas-Açu, Rio Grande do Norte (Brasil) | Aderaldo et al.
ID410 – Caraterização geomorfológica dos inselbergs do setor Malema-Ribáuè da Província de Nampula (Moçambique) | Bonga et al.
ID379 – Caracterização Gemológica de Safira Preenchida com Vidro de Cobalto e análise de aspetos discriminatórios usando FTIR | Soares de Sousa et al.
ID309 – Serpentinite Mud Volcanism: A Case Study on Natural Mineral Carbonation | Freitas et al.
ID274 – O projeto EXCITE | Caldeira et al.
ID251 – Estudo mineralógico e geoquímico do jazigo de Sn-W da Bejanca (Viseu, Portugal Central): resultados preliminares | Carvalho & Bobos
ID164 – Pedregal Migmatitic Complex (Porto region): Diatexite U-Pb zircon age revisited and new oxygen isotope data | Ferreira et al.
ID139 – Associações entre radioisótopos, mineralogia e carbono orgânico total em fácies ricas em matéria orgânica (Jurássico Inferior, Bacia Lusitânica) | Sêco et al.
ID84 – Um novo método de prospeção geoquímica para a identificação de depósitos profundos do tipo VMS. Aplicação ao depósito de Cu-Zn de Neves-Corvo, Faixa Piritosa Ibérica | Morais et al.
ID416 – Petrografia de litologias ferro-manganesíferas associadas ao Complexo Vulcano Sedimentar (CVS), Faixa Piritosa Ibérica, Aljustrel | Silva et al.